top of page

Qual a maneira correta de passar a daisy chain na cadeirinha?

Um acidente famoso no meio da escalada aconteceu em 2006 quando Todd Skinner, uma das lendas do montanhismo norte americano, faleceu em Yosemite quando o loop da sua cadeirinha se rompeu enquanto jumareava. Após algumas análises descobriram que ele utilizava uma daisy chain atada diretamente ao loop da sua cadeirinha, o que acabou fazendo com o que o loop ficasse sempre na mesma posição enquanto ele puxava o jumar para cima. Após milhares de metros jumareando, o atrito do loop nas alças das pernas, sempre no mesmo ponto, acabou por desgastar o material causando o rompimento.

Fonte: rockandice.com

Rompimentos de loop não são muito comuns e ao longo vários testes foram realizados para verificar a resistência dos loops em diversas condições (clique aqui para saber mais). Apesar disso, uma maneira de se evitar esse atrito constante em único ponto do loop pela daisy é passá-la diretamente nas alças de cima e das pernas da cadeirinha, utilizando o nó boca de lobo, deixando o loop livre para ser rotacionado.

Fonte: rockandice.com

Existe ainda uma outra alternativa: passar a daisy chain diretamente pelas alças e criar um "segundo loop", sem utilizar o nó boca de lobo. Mas é sempre importante lembrar que as costuras intermediárias da daisy chain não são projetadas para segurar uma queda e sim somente o peso do corpo. Portanto, sempre tenha muito cuidado ao se movimentar em uma parada quando estiver utilizando a daisy chain como solteira.

1. Passe a alça da daisy pelas duas alças da cadeirinha. Passe a alça da daisy por um dos loops

costurados.

2. Passe a daisy inteira por dentro da alça

3. Aperte bem o nó criado. Note que é formado um novo loop com a própria daisy.

Existem inclusive alguns produtos no mercado, como o multi chain da marca CT, que foram projetados com esse conceito em mente.

Fonte: climbingtechnology.com

Fonte: climbingtechnology.com

Fonte: climbingtechnology.com

E você? Conhece alguma outra alternativa? Nos envie um comentário e contribua com a divulgação do conhecimento!


bottom of page