top of page

Mosquetões - novas formas, conceitos e atributos


Hoje em dia, com toda a tecnologia de manufatura disponível no mercado, existe uma infinidade de produtos de escalada. Ao longo dos anos os fabricantes se dedicaram a aperfeiçoar ao máximo as utilizações dos seus equipamentos, sempre buscando evoluir e corrigir problemas que os equipamentos anteriores apresentavam.

O mosquetão, sendo um dos mais básicos equipamentos de escalada, foi uma das maiores “vítimas” dessa incessante evolução e entrar em uma loja de equipamentos de escalada e escolher entre tantas opções de mosquetões se tornou quase que um martírio. Não vamos entrar no mérito de detalhar os tipos de mosquetões, isso você pode fazer aqui: http://blogdescalada.com/mosquetoes-de-escalada-o-guia-essencial/. Vamos sim tentar dar uma luz nos detalhes mais específicos que você vê por aí e nem sempre sabe para que serve.

Tipos de gatilho

Maciço

Este é o tipo de gatilho mais encontrado e utilizado nos mosquetões. Existem muitas variações deste tipo de gatilho que iremos explorar mais abaixo. Robusto e seguro, é utilizado em todas as aplicações na escalada.

Arame

Desenvolvido a partir do gatilho maciço, a grande vantagem desse tipo de gatilho é a redução de peso que proporciona, além do aumento na abertura total do gatilho (devido ao fato de o arame ser mais fino que o gatilho maciço). Muito utilizado em costuras e em aplicações onde não é necessário trava.

Design do gatilho

Curvo

Projetado para ser utilizado em costuras, mais especificamente no lado onde a corda é clipada. Esse mosquetão proporciona uma maior abertura do gatilho facilitando a passagem da corda pelo gatilho.

Formato 3D

Mais um design focado em aumentar a abertura do gatilho. Quando aberto, o gatilho ultrapassa o eixo longitudinal do mosquetão, aumentando significativamente a sua abertura.

Fechamento do gatilho

Gancho

Primeiro sistema de fechamento do gatilho desenvolvido e ainda o mais utilizado. Possui uma única desvantagem: quando necessário desclipar, o gancho às vezes pode "agarrar" dificultando a manobra.

Keylock

Desenvolvido a partir da dificuldade de se desclipar mosquetões com fechamento em gancho. Muito mais prático para desclipar e com o mesmo nível de segurança no fechamento. Atualmente algumas marcas adotaram esse sistema em 100% dos seus mosquetões de gatilho maciço.

Fonte: http://blog.weighmyrack.com/are-keylock-carabiners-always-better-than-nonkeylock-carabiners/

Soluções criativas para gatilhos de arame

Nos mosquetões com gatilho de arame não é possível o sistema keylock. Pensando nisso, algumas marcas desenvolveram diferentes soluções para evitar o problema na hora de desclipar. Uma delas é o "hoodwire" desenvolvido pela Black Diamond.

Tipos de travas

Rosca

Sistema de travamento mais comum utilizado. Deve ser rosqueado manualmente para garantir o travamento do gatilho.

Travas automáticas

O sistema de trava automática foi desenvolvido para evitar que o escalador esqueça de travar o mosquetão. Ele possui uma mola que rotaciona a rosca quando o gatilho é fechado, evitando a necessidade de se rosquear manualmente. Para abrir o gatilho, simplesmente gira-se a trava para o sentido oposto para que seja possível abrir o gatilho. Muito utilizado nos mosquetões de freios de asseguramento e rapel.

Travas automáticas 3 movimentos

Buscando evitar o destravamento acidental de gatilhos automáticos, algumas marcas desenvolveram sistemas mais elaborados, adicionando um movimento a mais para a abertura do gatilho, normalmente puxando o gatilho para baixo ou para cima.

Magnéticas

A Black Diamond buscou inovar no fechamento automático criando um fechamento magnético lateral no seu mosquetão Magnetron.

Gatilho gêmeo

A fabricante Grivel apostou em um novo design com dois gatilhos opostos e promete fechamento automático com menos peso e maior manuseabilidade.

Mosquetões contra carga transversal

Pensando em eliminar o problema de cargas transversais nos mosquetões durante o asseguramento, algumas marcas criaram sistemas diferentes para evitar que o mosquetão gire. A maioria dos fabricantes de mosquetões acabou criando o seu próprio conceito. Para exemplificar, segue alguns mais comumente encontrados no mercado.

Gridlock - Black Diamond

DMM belay master

Edelrid Strike Slider

E você? Conhece algum outro sistema ou tipo de mosquetão criado para algum uso específico que esquecemos de abordar? Compartilhe conosco e nos ajude a divulgar o conhecimento.


bottom of page