top of page

Nós para fechamento de anel de cordelete

Um dos equipamentos mais versáteis e úteis na escalada é o cordelete. Cordeletes são cordas auxiliares, mais finas, utilizadas em uma série de ocasiões e possibilidades na escalada, desde montar uma parada, montar o backup no rapel ou fazer ascensão em corda fixa. Um quebra galho muito importante para se ter sempre na cadeirinha.

Cuidado importante: cordeletes devem ser sempre comprados em lojas especializadas em equipamentos de escalada. Aquele cordelete que você acha na casa de pesca normalmente é feito de polipropileno, enquanto os cordeletes para escalada são feitos de poliamida (o mesmo material da corda). O polipropileno é mais barato, tem menor carga de ruptura e é menos resistente à abrasão. Por isso, para termos um cordelete de poplipropileno que atenda às necessidades da escalada, será necessário um diâmetro bem maior que aquele que conseguimos com cordeletes de poliamida. Portanto, sempre verifiquem de qual material o cordelete é feito sendo que a recomendação para a escalada é sempre poliamida.

Os cordeletes são comprados por metro e para serem utilizados vamos precisar de unir as suas pontas para formar um anel. Existem dois nós mais utilizados para união dos cordeletes. Vamos falar um pouco sobre cada um, vantagens e desvantagens.

Nó pescador duplo

Esse é o nó mais tradicionalmente utilizado para união das pontas de um cordelete. É um nó muito confiável, com pouco volume, e relativamente simples de ser feito. Aqui você encontra um passo a passo sobre como fazer esse nó.

Uma grande desvantagem deste nó é que após atado e apertado, é muito difícil desfazê-lo. Além disso, com esse nó as alças ficam apontadas para lados opostos e veremos mais à frente que isso pode atrapalhar no momento de utilizar o cordelete para fazer o backup no rapel.

Fotos

Nó oito duplo com arremate

Esse nó vem ganhando muitos adeptos nos últimos tempos por ser simples, fácil de fazer e fácil de desatar. Além disso, é muito parecido com o nó de encordoamento e portanto um nó a menos para você lembrar.

Um ponto importante do oito duplo para união das pontas de um cordelete é sempre fazê-lo deixando as pontas opostas. Existem casos de nó oito duplo feito com as duas pontas para o mesmo lado que falharam e é importante saber identificar a diferença (aqui há um link para uma matéria em inglês exemplificando um caso em que esse nó falhou).

Iniciando o nó oito duplo com as alças opostas

A grande vantagem deste nó é que ele é muito mais fácil de desatar que o pescador duplo, portanto no final do dia de escalada é possível desatar o nó do cordelete e deixar as fibras de poliamida descansarem soltas.

Uma importante desvantagem deste nó é que ele tem um pouco mais de volume que o pescador duplo. Em termos de perda de resistência da corda, de acordo com a literatura, os dois nós causam aproximadamente a mesma perda (entre 25% e 35%).

Arremate para oito duplo

Assim como mencionamos anteriormente sobre o arremate para o oito duplo no encordoamento (yosemite finish) é possível fazer o mesmo para o nó do cordelete. Isso irá facilitar desatar o nó e fazer com que as duas alças fiquem para o mesmo lado, facilitando o seu manuseio (vamos ver uma importante vantagem desde ponto quando formos falar de backup no rapel)

Cuidados com os cordeletes

Existe uma recomendação importante quanto à cordas e cordeletes de sempre guardá-los sem nós para preservar a integridade das fibras da poliamida. No caso do pescador duplo, com a dificuldade em desatá-lo a tendência é que as pessoas deixem o cordelete sempre com o nó atado. No médio prazo, o aperto do nó pode acabar quebrando as fibras internas do cordelete, diminuindo a sua resistência, e o que é pior, sem dar nenhum sinal aparente pois não é possível ver isso externamente.

estado do cordelete após muito tempo com um nó atado

Uma maneira fácil de testar a integridade das fibras do cordelete é dobrá-lo: se houver uma “volta natural” as fibras estão ok, se o cordelete se dobrar em ângulo próximo de 90 graus, talvez esteja na hora de pensar em trocar por um novo cordelete.


bottom of page