top of page

Checagem pré-escalada

A estatística comprova: a grande maioria dos acidentes na escalada ocorrem por falha humana em procedimentos básicos. Todos estamos sujeitos a erros, sejamos experientes ou iniciantes. Nos últimos anos testemunhamos muitos acidentes (alguns fatais) de escaladores experientes por não terem feito o nó de encordoamento corretamente ou por não terem fechado algum mosquetão. O mais importante é admitirmos que isso acontece e adotarmos algumas práticas muito simples no nosso cotidiano para tentar minimizá-los.

Um dos procedimentos mais importantes em uma escalada, muito frequente em alguns países mas infelizmente muito pouco frequente no Brasil, é a checagem pré-escalada. Nele, escalador e assegurador checam um ao outro garantindo que alguns pontos principais estão corretos antes de iniciarem uma escalada. Segue uma sugestão de pontos a serem verificados sempre logo antes de o escalador tirar o pé do chão:

Escalador

1) nó atado corretamente

2) corda passando nas duas alças da cadeirinha

3) cadeirinha fechada

Nesse caso um dos erros mais comuns é fazer o nó somente em uma das alças.

Observação importante: cadeirinhas que não possuem a fivela do modelo ajuste rápido, devem ser repassadas

Assegurador

1) corda passada corretamente pelo freio

2) freio preso ao loop da cadeirinha

3) mosquetão do freio fechado

4) cadeirinha fechada

Nesse caso dois dos erros mais comuns são:

- corda passada errada no freio

- mosquetão aberto

Bônus: todos de capacete?

Esse é um equipamento de segurança muito importante mas infelizmente pouquíssimo utilizado, principalmente na escalada esportiva. Protege o escalador no caso de alguma queda e protege tanto o escalador quanto o assegurador em caso de desprendimento de rocha.


bottom of page